top of page

PROGRAMAS E PROJETOS

A união de esforços faz a diferença

Programa AEPETI

Combate ao trabalho infanto juvenil

O SSPCIC (Serviço Social em Promoção da Cidadania  Imaculada Conceição) mantém o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), para evitar que crianças e jovens de 7 a 16 anos fiquem vendendo balas, doces e outros artigos nos semáforos da cidade.

O objetivo deste programa é contribuir para a retirada de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil  e prevenir outras formas de violência no município. Em  2023, o projeto  completou um ano. A meta é atender até  30 crianças e adolescentes em 2024.

Este programa  oferece atividades socioeducativas e temáticas para o desenvolvimento de habilidades, partilha de saberes, conscientização dos direitos e deveres, construção de valores, cidadania e novos hábitos, boa convivência familiar, além da promoção da autonomia, autoconfiança, empoderamento e empatia. 

Também oferece também Oficina de Culinária, Teatro, Dança e Informática, no período de contraturno das atividades escolares.

Para fazer parte do Programa é necessário o encaminhamento pelo CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Conselho Tutelar ou procurar a Instituição.

Programa Mulher de Atitude

Acolhimento as mulheres  vítimas de violência  doméstica

Iniciou suas atividades em 2012, a partir de relatos de mulheres sobre a violência doméstica. Começou com serviço de acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica, previsto na Lei Maria da Penha 11.340/06. A intenção é acolher e prestar atendimento humanizado às mulheres em situação de risco iminente de morte. 

Neste serviço , as mulheres passam a entender a problemática da violência doméstica, todos os tipos de violência (física, patrimonial, psicológica, sexual) e a buscar seus direitos.

Presta orientação psicológica, social e jurídica às mulheres em situação de violência. Além de oferece abrigo e alimentação, desenvolve ações para fortalecer sua auto estima, para que voltem a estudar e se qualifiquem para ser inseridas no mercado de trabalho. E, assim, criar seus filhos com dignidade e longe de agressões. 

Desde novembro de 2012, o serviço de acolhimento à vítimas de violência doméstica tem empoderado as mulheres para interromperem o círculo vicioso  que tantos traumas causam.  Para as mulheres que não precisam de abrigamento,  mas que necessitam de orientações em geral, desde 2023 contamos com a presença de nossas técnicas ( psicóloga e assistente social) alocadas na DDM ( Delegacia da Mulher) para um atendimento humanizado e de encaminhado para a rede.  

Entrelaçando Sonhos

Oficinas de defesa pessoal e geração de renda

Uma das novidades em 2023 foi a retomada do curso de Corte e Costura, coordenado por Mailde Prates. A intenção é gerar emprego e renda às famílias em situação de vulnerabilidade social na região do Parque Zabani.

Ao mesmo tempo, o curso é feito pelas mulheres vítimas de violência doméstica,  abrigadas na Casa Abrigo, que também enfrentam a violência patrimonial. Com o curso, podem garantir vagas no mercado de trabalho e sustentar suas famílias, após o processo de reestruturação do serviço de abrigamento.

“Está indo bem”, disse Mailde sobre a formação, que conta com 20 alunos (19 mulheres e um homem) e tem duração de três meses.

A formação é realizada às quartas-feiras, das 18h às 22h, e ao sábado, das 8h às 12h. 

Tão logo sejam abertas novas vagas, comunicaremos no nosso site e nas redes sociais do SSPCIC.

Tempo de Superação

Atendimento a agressores  para interromper

ciclo da violência

Em 2023 iniciou-se  as atividades da do Projeto Tempo de Superação  com grupo de reflexão destinado aos homens envolvidos em violência doméstica.

Os técnicos ( psicólogos e assistente social)  passaram por treinamento e o programa já está em pleno andamento.

No ano passado, em Santa Bárbara d´Oeste, a Justiça concedeu 319 medidas protetivas às mulheres vítimas de violência doméstica, para evitar a aproximação dos agressores. Em janeiro e fevereiro de 2023, já foram concedidas 60 medidas protetivas.

Os acusados de agredir suas mulheres, namoradas e companheiras serão encaminhados pela Justiça ao projeto, a partir de uma análise do perfil do envolvido.

As disciplinas do curso e as horas-aulas ainda serão definidas entre entidade, poder público e Justiça. Mas a intenção é que os agressores se conscientizem sobre seus comportamentos para evitar a reincidência.

Outras atividades

Entrega de Cestas Básicas

A entidade, sediada no Parque Zabani, recebe doações de alimentos e produtos de higiene pessoal.

Os donativos poderão ser entregues de segunda a sexta-feira na Rua João Eduardo Mac Knight, 535, no Parque.Zabani.

Pessoas físicas e empresas podem contribuir com gêneros alimentícios não perecíveis, exceto sal e açúcar. Informações no telefone (19) (19) 3457-8478 . 

O vice-  presidente da entidade, Luiz Roberto Gatto, informa que os alimentos ajudam a suprir as necessidades de mais de 200 famílias cadastradas na entidade, e que precisam colocar alimento à mesa. 

Se as pessoas preferirem, os diretores vão até as residências ou sede das empresas dos doadores, para buscar os mantimentos.

Bazar Social

O Bazar Social do SSPCIC está instalado na Rua Cuiabá, 628, no Bairro Cidade Nova. É destinado à venda de roupas masculinas, femininas e infantis e calçados a preços populares. 

Entrega de doações podem ser feitas de segunda á sábado de 9h às 16h.

Os voluntários também aceitam doações de brinquedos e utensílios domésticos. "Todo o dinheiro arrecadado é para apliar nos programas da nosa entidade", explicou Diva.

"A renda do Bazar Social ajuda muito na manutenção das coisas essenciais, como equipamentos para corte e costura, nas nossas oficinas, nos cursos gratuitos, que damos na sede da entidade ", disse o vice- presidente Luiz Roberto Gatto.

Atendimento da Comunidade

Estar junto com as famílias em situações de risco que procuram a comunidade, dando-lhes assistência básica por um determinado período e, sobretudo, encaminhando-as a algum de nossos programas de inclusão social e parcerias, para que elas possam, o mais rápido, sair da situação em que se encontram.

O cadastramento das famílias pode ser feito de segunda a sexta-feira das 14h às 16h30, na secretaria da entidade.

A visita  e a partilha dos alimnetos às famílias cadastradas é feita  uma vez por mês. 

A formação com as famílias é realizada no terceiro sábado do mês das 8h as 10h.

Fórum da Cidadania

Movimento ecumênico de articulação entre igrejas, entidades, associações, pastorais, movimentos e sociedade civil organizada, pela luta dos direitos fundamentais do cidadão e cidadã.

2025
SSPCIC (Serviço Social de Promoção à Cidadania Imaculada Conceição) 

Sede: Rua João Eduardo Mac-Knight, 535, Pq.Zabani -

Telefone: (19) 3457-8478

WhatsApp:  (19) 99562-3922

Email: servicosocialpc@gmail.com

Casa Social: Rua Cuiabá, 628, no Bairro Cidade Nova

Telefone: (19)  3626-1364

Todos os direitos reservados

bottom of page